terça-feira, 8 de maio de 2012

Uma última lição!

  Eu tou te matando. Ontem, minha querida mãezinha me perguntou, depois de ter notado minha introspecção nas últimas semanas, se eu estava com algum amor mal resolvido! Como de costume, respondi com uma risada irônica. Depois que ela se foi, a pergunta ficou ecooando na minha cabeça... " amor mal resolvido" ...E de repente, bateu a mesma angustia que estava acustumada a sentir desde que acabamos. E pensei: ainda que fosse um amor mal resolvido, talvez eu estivesse mais feliz. 
     Mas o pior, ou o melhor,(o destino tratará de responder) é que esse "amor" tá muito bem resolvido! Porque eu resolvi te matar. Te matei. Te arranquei com raíz e tudo do meu coração e da minha vida, tudo bem que sobrou um buraco vazio no lugar dela, mas talvez esse vazio seja mais fácil de ser preenchido, do que cultivar um baobá que nada me serve, nem me acrescenta, só ocupa um espaço que não deveria mais pertencê-lo, e não pertence mais. Pois que fique enfático isso: tua presença nada mais foi, do quê um baobá na minha vida. E logo mais te direis o porquê.
         De certo, você deve me considerar alguma louca, por ter te aniquilado da minha vida assim do nada, sem ao menos você saber o motivo. Mas olha, eu só fiz isso, porque tava cansada de ter aniquilado todas as minhas chances de construir algo deveras grandioso com alguém que não fosse você. Certo dia li algo que Nietszche dizia mais ou menos assim "A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento."  De imediato, tive repulsa a essa afirmação existencialista e descrente. Onde já se viu? A esperança o sentimento tão nobre e que por muitas vezes justifica a existência humana... Mas hoje, eu consigo compreender perfeitamente o quê Nietszchezinho (estamos íntimos agora) quis dizer.
         Durante muito tempo, o que te conservou dentro de mim, foi a esperança. A esperança que você crescesse, que você me olhasse, que você se desse conta que o que valia mesmo era o amor que eu achava que tínhamos construído. Esperei por muito tempo que você percebesse que era a mim que você amava e que ia amar sempre. Mas olha quanta tolice da minha parte né? Mas ei, eu tentei de tudo, mesmo que silenciosamente. Tratei de deixar o teu lugar sempre limpo e a tua espera. Tratei de ser mais bonita para chamar tua atenção, tratei de ser mais inteligente para despertar teu orgulho, tratei até de tentar fazer com que você tivesse medo de perder, apelando pelo ciúmes, mas olha só... Foi tudo em vão, o que talvez seja uma lástima, vai saber...!
         Eu me esforcei tanto para ser alguém melhor para você, que acabei me tornando mais do que você merecia. A propósito te agradeço, não por ter me magoado, mas por ter me ensinado a ser mais forte. E menos tola. Nesse meio tempo, andei refletindo muito sobre os relacionamentos, em específico o "nosso". Nunca entendi porquê você sempre achava que era muito bom quando estavámos juntos, mas não era bom o bastante para ficarmos de fato juntos. E toda vez que você dava entender isso, era uma facada no peito, um banho de água pedrificada. Por várias vezes, pensei que o erro tivesse em mim, o que justifica meu anseio desesperado para tentar superar tuas expectativas, pra tentar ser o melhor que eu poderia ser. Mas depois dessa minha jornada solitária, consigo perceber que o erro não estava em mim, estava em você. E demorei para entender isso! Esse último texto, tem o título de : A última lição.; porque tenho como objetivo não te mostrar minhas razões de cometer esse assassinato, mas te ensinar algo que você por puro egoísmo ainda não conheceu: o Amor.
         Esse foi o nosso maior problema, você não o conhece. Não de fato como ele é. Então antes de repetir a alguém que você ama ou amou, vou te ensinar o que é amor, através da teoria, já que na prática você foi incapaz de notá-lo. Amor está intimidamente relacionado com o modo como você trata ou se comporta com uma pessoa, e não apenas ao que você sente por ela. Amor é compromisso. E você não conhece essa palavra. Amar é tá do lado da pessoa quando ela tá nos piores dias da vida dela, quando ela tá chata, insuportável... Quem ama, ama até na dúvida. Porque amor é compromisso. Você não me amou, talvez fosse um pouco apaixonado por mim... Mas amor mesmo, nananinanão.
         Sabe porquê, baobá? Nos momentos que eu mais precisei de te ter ao meu lado, você se manteve distante, indiferente. Porque você me ignorava quando eu tava chata, por isso era mais viável a você, né? Era mais agradável só me ter nos melhores momentos, na alegria, nas piadas, na hora H. O que me dói, é que você acha, que fez demais, que deu o seu melhor. Quando não percebe que nem sequer se deu. Para você só é bom o que lhe convém, o que lhe agrada, o que te faz bem. Quando o "relacionamento" não te oferecia mais isso, você resolveu colocar um ponto final nele. E nem sequer percebeu que seria nesse momento que ele ia realmente nascer. Porque é depois do inverno que vem a primavera né? Já percebeu isso? A natureza é perfeita...
        Olha, se eu tivesse que exemplificar a paixão como algo, eu diria que ela é uma montanha russa. Tem seus altos e baixos, momentos de adrenalina e tédio. Só que um relacionamento não se sustenta com a paixão, se sustenta com o compromisso. Ninguém tá sempre apaixonado. Mas a paixão sempre renasce da cinzas, ou melhor, sempre (re)aparece depois do inverno. Compromisso, é colocar a pessoa sempre ao seu lado, e estar ao lado dela na alegria e na tristeza, no plantio e na colheita. Mas você não conheceu isso. Porque você só me queria ao seu lado, quando eu estava bem. Só que eu sou um ser humano, como você né? Para finalizar, falta dizer a moral da história: Quem não tá do meu lado no meu pior, não é digno de usurfruir do meu melhor. Acho que é isso, acho que justifica. Tava na hora de matar, quem aos poucos me matava. E pra não deixar morrer as coisas boas que a vida ensinou a cultivar dentro de mim, eu resolvi matar o baobá que de nada me servia, além de ocupar um espaço, que não mais lhe pertencia,e que nunca deveria ter pertencido. Você morreu.


2 comentários:

  1. Vi um Zé falar uma vez:

    "Aquele amor que falta,
    eu queria para hoje.
    Mas amanhã ainda estarei esperando."

    TALVEZ não seja tão torturante querer e esperar
    um amor de verdade.

    Coitado do Baobá ... teve tanto espaço num campo verde cheio de vida ... mas não soube ser como um Lírio, que mesmo com alguns centímetros de terra podem encher de beleza qualquer jardim.

    Mas árvores mortas com tempo tornam-se carvão.
    Corpos mortos também fazem parte da adubação.
    E a jardineiro que já enfrentou ervas-daninhas, aprende como não deixar que elas nasçam novamente no seu jardim.

    ResponderExcluir
  2. Pobre de almas os seres que vemos atualmente... associam o amor somente aos melhores momentos...dá uma insegurança infinita, parece que quando, de fato, precisar dela...estarás sozinho.

    Na dor, criamos defesas necessárias, mas que saibamos a hr de usá-las e a hr de nos entregarmos... hora essa, quase impossível de decifrar!

    um grande abraço.

    Carlo Lagos.

    ResponderExcluir